PROJETOS

                    PRINCIPAIS PROGRAMAS E PROJETOS              
Incubadora de ONGs Sustentáveis
Programa de consultoria e capacitação desenvolvido para auxiliar as entidades sem fins lucrativos atuantes nas áreas social e ambiental no desenvolvimento institucional e organizacional, a adquirem sustentabilidade ampla, a partir do fortalecimento de sua base estrutural e de três pilares, que, fortalecidos, contribuem para obter a adesão e “cumplicidade” da sociedade na causa defendida:
·         Projeção Externa - focos utilizados pela sociedade para avaliar os resultados obtidos pela organização e sua configuração externa, sobre os quais a organização tem baixa capacidade de interferência direta;
·         Transparência - avaliada a partir dos mecanismos utilizados que possibilitam ao público externo conhecer e divulgar o trabalho e resultados obtidos pela organização, promovendo o envolvimento com a causa defendida e legitimando-a;
·         Consistência Interna - realidade cotidiana da organização, que promove o fortalecimento da instituição e comprometimento dos colaboradores;
·         Base institucional - características básicas (conformação) da instituição que constituem sua estrutura, condicionando sua capacidade de desenvolvimento interno e externo.
Funcionamento: o projeto consiste em um programa de capacitação dos gestores com acompanhamento da implantação das ações práticas nas entidades por consultores, para identificar e solucionar dificuldades na aplicação do conteúdo na realidade organizacional. Simultaneamente, na existência de causas comuns, proximidade geográfica ou outras afinidades, busca-se a criação de uma rede de atores sociais que possam interagir e crescer em conjunto, ampliando o capital social.
Parceiros: órgãos públicos e organizações que desejam contribuir para o fortalecimento de entidades de seu interesse.
Financiamento: financiadores, fundos públicos e privados ou custo básico pago diretamente pelas organizações.
Formação de multiplicadores: gestores participantes que disseminam o aprendizado para os demais colaboradores da organização e de entidades parceiras.

Sustentabilidade na Escola
Programa de formação básica em sustentabilidade, visa a Educação Ambiental, conscientização e mobilização de estudantes primários, secundários e universitários em torno de uma rede.
Funcionamento: palestras, oficinas, exposição de filmes, formação de programas de voluntariado (docentes e discentes) e outras atividades mensais durante o período escolar, oferecidas gratuitamente.
Parceiros: escolas de 1º., 2º. grau e universidades - cessão do espaço físico, facilitação do acesso aos alunos e contagem para fins de currículo escolar (atividades complementares, por exemplo).
Financiamento: convênios e parcerias (órgãos públicos e empresas) – com divulgação da marca em todas as ações da parceria.
Formação de multiplicadores: colaboradores do ISS e professores para disseminação do conhecimento junto a outras escolas.




Biblioteca comunitária - Projeto Letras do Futuro
Programa voltado à implantação de bibliotecas comunitárias em áreas de instituições caracterizadas por pessoas em situação de vulnerabilidade social, que visa ampliaro universo da comunidade a partir do oferecimento de livros e/ou infraestrutura física e apoio para a gestão do acervo.
 
Funcionamento: a partir do recebimento dos livros, são identificadas e selecionadas regiões e/ou instituições com concentração de pessoas em situação de vulnerabilidade social, espaço físico mínimo para sediar a biblioteca e voluntários,  elaborado o projeto, selecionadas as obras adequadas ao público e efetuada a implantação do acervo, assim como treinadas as pessoas que ficarão responsáveis pela biblioteca.
Parceiros: pessoas físicas, empresas e orgãos públicos.
Financiamento: espaço físico a ser cedido pela entidade ou associação ou bairro que será implantada a biblioteca; voluntários da entidade e livros recebidos em doação e equipe técnica especializada em biblioteconomia do ISS.
Rede de Captadores: os colaboradores do ISS identificam potenciais entidades ou associações que possam sediar a biblioteca, efetua o contato e verificando as condições adequadas, treina a equipe voluntária responsável pelo acervo, que além de gerir o patrimônio doado, efetua trocas, recebe e registra doações e fomenta o uso pelos cidadãos da região/ entidade.

 
Central de Recursos
A Central de Recursos é um projeto que visa o reaproveitamento de materiais usualmente descartados pelas empresas, transformando-os em fonte de renda para pessoas socialmente excluídas e na aplicação direta no próprio projeto, contribuindo para sua sustentabilidade.
Funcionamento: a partir do recebimento, os materiais recebidos são organizados, catalogados e registrados, passando, a seguir, por uma definição de seu uso, podendo ser restaurado, se necessário, utilizado como matéria-prima para criação de objetos artísticos e/ou comercializado.
Parceiros: Pessoas físicas, empresas e órgãos públicos.
Financiamento: Espaço físico a ser cedido por órgão público; operação auto-financiada (venda de parte dos materiais recebidos).
Rede de captadores: equipe que tem como responsabilidade identificar organizações públicas e privadas com bens que possam ser doados e respectivos procedimentos necessários.

Construção sustentável
Tem o objetivo de identificar e implementar estratégias de produção que possibilitem a transformação de resíduos sólidos em materiais para uso em construção de casas populares e fomentar a criação de pequenas empresas por catadores de materiais recicláveis e outros públicos socialmente excluídos.
Funcionamento: o modelo de negócios compreende a formalização das parcerias, o recebimento e separação dos materiais na Central de Recursos, a transformação em materiais para construção (elementos vazados, pisos, etc) comercialização, e os recursos obtidos destinados à geração de renda dos participantes e à manutenção do projeto.
Parceiros: organizações como CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), SESI e outras e empresas do setor de construção, que tenham interesse em apoiar o desenvolvimento de novas metodologias de reciclagem de resíduos sólidos de construção (entulho de obra).
Formação de multiplicadores: o projeto oferecerá capacitação técnica e prática de produção aos participantes, assim como em noções de cidadania e gestão de negócios.

Fórum Sustentabilidade na Sociedade Contemporânea
O evento é uma iniciativa do Instituto de Sustentabilidade Social - ISS, em parceria com universidades, órgãos públicos, iniciativa privada e organizações não governamentais. A proposta do Fórum é um evento realizado anualmente em diferentes universidades, visando atingir o maior número possível de participantes, divulgando a cultura da sustentabilidade e aumentando a conscientização das pessoas em todos os ambientes e papéis desempenhados.
O I Fórum Sustentabilidade na Sociedade Contemporânea, realizado na Universidade Ibirapuera, teve o objetivo de promover o debate sobre as diferentes visões, estratégias e práticas da sustentabilidade econômica, social e ambiental nas sociedades modernas e contribuir para a articulação intersetorial para atingir os objetivos do milênio propostos pela Organização das Nações Unidas.
O evento inicial, demonstrando sua relevância e interesse da sociedade, contou com a participação de representantes de diversas organizações representativas dos setores empresarial, público e sem fins lucrativos: Secretaria Municipal de Participação e Parcerias, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, FIESP Sul, BOVESPA, Fundação Banco do Brasil, Rede Agenda 21 Sul, CONFEMA - Conselho do Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e diversas entidades sem fins lucrativos.
Para o próximo Fórum, com duração de 2 dias, são sugeridos os seguintes painéis, que contam com apresentação de casos práticos de sucesso e debate amplo ao final das exposições:
·         Sustentabilidade e Impacto no Planeta - Atividades humanas e Atividades Empresariais
·         Sustentabilidade Econômica - Políticas Públicas para a Sustentabilidade, Estratégias empresariais Sustentáveis, Negócios Sociais
·         Sustentabilidade Social - Políticas de Diversidade no Trabalho, Sustentabilidade e Participação Social, Sustentabilidade de Organizações do Terceiro Setor
·         Sustentabilidade ambiental - Globalização e Meio Ambiente, Sustentabilidade Ambiental em Áreas Urbanas, Educação para a sustentabilidade
Simultaneamente ao evento, há uma exposição de produtos sustentáveis, onde organizações sem fins lucrativos e empresas apresentam suas realizações na área.

Entre Outros.